Tudo sobre Vitamina C para o rosto: qual é o melhor sérum de 2020?

Laranjas

Os anos vão passando e a necessidade de dar um tratamento especial para a pele do nosso rosto começa a aparecer. Seria tudo de bom se houvesse um único produto multifunções, que garantisse uma cútis bela, saudável e jovem, sem esforço, para facilitar nosso skincare de cada dia, não é mesmo? Pois vamos contar um segredinho para você: ele existe e se chama vitamina C.

É isso mesmo que você leu! Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a vitamina C é um ingrediente com propriedade anti-envelhecimento e muito eficiente no quesito cuidados com a pele. Entre seus benefícios estão a ação antioxidante, que desacelera o envelhecimento precoce da pele, produção de colágeno, proporcionando mais firmeza à cútis, hidratação, ação clareadora, iluminando o rosto e evitando manchas, e o combate aos radicais livres. Além disso, fortalece o sistema imunológico. Viu só como ela faz de tudo um pouco?

A melhor forma de usufruir dos benefícios da vitamina C para rosto é através da aplicação tópica, preferencialmente na versão sérum, que é mais facilmente absorvida por todos os tipos de pele. Neste artigo, você aprenderá tudo sobre a substância e dicas de como inclui-la no seu dia a dia para que seus efeitos sejam eficientes. Vamos lá!

Conheça os melhores seruns vitamina C do mercado!

O sérum mais eficaz para pessoas de pele normal ou seca

O Skinceuticals – C E Ferulic é um dos produtos mais vendidos no mercado e recomendado pelos dermatologistas por ser eficaz em qualquer tipo de pele. O segredo deste sérum está em sua fórmula, considerada infalível por conter a combinação que gera os melhores resultados na pele. A Skinceuticals realizou diversos estudos ao longo de décadas e descobriu que produtos onde a vitamina C é combinada com vitamina E e com ácido ferúlico têm sua função potencializada.

O frasquinho de 30 ml do produto é 8 vezes mais potente do que um sérum vitamina C comum (fato clinicamente comprovado). Entre seus benefícios principais estão a redução de sinais de envelhecimento da pele e clareamento de rugas. Seu único problema é o preço. Para desfrutar da ação poderosa do Skinceuticals – C E Ferulic, você vai ter que mexer no bolso. Mas tudo isso vale a pena.

O sérum que é um poderoso anti-idade e antissinais

Geralmente, o surgimento dos sinais de envelhecimento da pele começam partir dos 30 anos, por isso, é importante incluir produtos para o rosto em sua rotina o quanto antes. O Derma Complex Vitamina C C20 da Adcos é um excelente sérum de hidratação para quem quer evitar estes sinaizinhos indesejados. Ele previne o aparecimento de rugas e revitaliza a pele.

Isso tudo é possível, pois sua fórmula possui 8 ingredientes antioxidantes com ação rejuvenescedora, além de vitamina E, ácido ferúlico e carcinina que, em conjunto, potencializam o cuidado intensivo contra o envelhecimento cutâneo. Além disso, este sérum estimula a produção de colágeno, clareia e uniformiza o tom da pele. O Derma Complex Vitamina C C20 contém uma concentração de 20% de vitamina C em sua fórmula.

O sérum que faz tudo para peles sensíveis e oleosas

A La Roche-Posay desenvolveu o Sérum Anti-idade Renovador Salicyli C10, especialmente para quem busca por um tratamento anti-idade, que previna rugas e flacidez facial, mas sofre com oleosidade excessiva, aparecimento de acne, como cravos e espinhas, e com a sensibilidade da pele. Este sérum é enriquecido com vitamina C pura, ácido salicílico, que conta com ação esfoliante, duplo ácido hialurônico, que proporciona hidratação, retendo água na pele, e outros ativos, além de Neurosensine e água termal para minimizar as irritações e a sensibilidade cutânea

Com tudo isso misturado, os resultados são a melhora na textura da pele, redução da aparência dos poros, aumento do viço da cútis sem elevar a oleosidade, a prevenção de sinais de envelhecimento e a potencialização do protetor solar. Este é um dos produtos que vale muito a pena para quem quer ter a pele hidratada sem sofrer com a oleosidade.

O sérum com ação rápida

O Sérum Liftactiv Aox Concentrate da Vichy possui uma grande vantagem: seus efeitos aparecem rapidamente. Digamos que em um dia de uso, você já percebe sua pele mais suave e tonificada. Em 10 dias, já há uma expressiva diminuição na aparência de rugas, linhas de expressão e manchas. Incrível, não é? Mas não é só isso. Este produto faz tudo, solucionando diferentes tipos de problemas cutâneos.

Sua fórmula é poderosa e conta com ativos naturais. Entre os componentes, encontram-se vitamina C concentrada a 15%, extrato de Pinus Pinaser, Neohesperdina e ácido hialurônico. Combinados, eles se transformam em um sérum antioxidante, anti-idade, antimanchas, anti-inflamatório, além de oferecerem proteção contra fatores externos e manter a pele mais firme, tonificada, sem rugas e flacidez.

O sérum que rejuvenesce até 10 anos

Rejuvenescer com a ajuda de produtos estéticos em um curto período de tempo é o sonho de qualquer mulher, não é mesmo? Pois é isso que a Ada Tina promete com o C20 Sérum para Rosto. O produto contém vitamina C concentrada a 20% e atua intensamente na pele, oferecendo máximo poder antioxidante e com eficácia anti-idade comprovada em apenas 28 dias, tornando sua cútis até 10 anos mais jovem. Que maravilha, einh?

Tudo isso é possível, graças ao efeito antirrugas, anti-manchas e clareador da pele do sérum, além do aumento da elasticidade e firmeza. Sua fórmula possui Lipoascorbil Acqua, que estimula a produção de colágeno, clareia, uniformiza o tom da pele e reduz rugas e marcas de expressão; ácido hialurônico, responsável por proporcionar mais firmeza à cútis; e Difendiox, antioxidante derivado das olivas italianas que protege a pele contra os radicais livres.

O sérum que embeleza e protege sua pele

Se você fica exposta ao sol com frequência, ou tem muito contato com poluição e outros fatores externos prejudiciais à pele, este produto é tudo que você precisa. O Sérum Rejuvenescedor Ivy C UV da Mantecorp possui proteção solar FPS de 30 em sua composição. Ele é um dos produtos que foram desenvolvidos com tecnologia para proteger a cútis contra agressões externas que induzem o acúmulo de radicais livres, como sol e poluição, além de uniformizar o tom da pele.

O Ivy C UV é formulado com agentes oxidantes, hidratantes e renovadores celulares, entre eles nanoesferas de vitamina C, ácido hialurônico e Retinol. Deste modo, este sérum consegue tratar a hiperpigmentação e prevenir o aparecimento de novas manchas, além de proporcionar o rejuvenescimento da cútis, promovendo beleza e uniformidade.

O sérum bom e barato para quem quer começar

Alguns tipos de pele precisam se adaptar quando é iniciado tratamento com novos produtos. No caso da vitamina C, começar aplicando uma grande dose do nutriente pode ser prejudicial e provocar reações contrárias ao esperado. O Complexo de Vitamina C Payot é a opção ideal para quem vai dar início ao uso da substância no rosto.

Tudo isso, porque a fórmula deste produto não possui vitamina C pura, mas sim, derivados estáveis da substância, mais precisamente 2% de Tetraisopalmitato de Ascorbila. Devido à baixa porcentagem, o Complexo ajuda no processo de adaptação da pele ao antioxidante e diminui o risco de surgirem acnes e vermelhidão.

O Complexo de Vitamina C Payot oferece efeito clareador, revitalizante e reparador, além de hidratação. Ou seja, estimula a produção de colágeno, combate os radicais livres e atenua rugas e marcas de expressão. E tem mais: além de muito eficiente, é um dos produtos com menores preços do mercado.

O sérum com alta concentração de vitamina C

É vitamina C que você quer? É vitamina C que você vai ter com o Sérum Antioxidante Improve C 20 da Dermage. Este produto possui vitamina C pura estabilizada em sua fórmula, concentrada a 20%. Isso quer dizer, que ele é um dos cosméticos que contém maior concentração do nutriente no mercado brasileiro. Deste modo, seu efeito se torna poderoso.

O Improve C 20 é perfeito para peles com fotoenvelhecimento acentuado, ajudando a corrigir rugas, linhas e sinais de envelhecimento cutâneo, promovendo maciez, além de uniformizar o tom da pele, iluminá-la e oferecer hidratação. Suas ações antioxidante e anti-idade prometem resultados rápidos: estudos mostram eficácia do produto após 28 dias de uso com 80% de melhora nas rugas e linhas de expressão.

O sérum com duas embalagens

Pensando na preservação das propriedades da vitamina C, a Roc desenvolveu duas embalagens para o Antioxidante Roc C Superieur 16% Vitamina C. Na primeira, encontra-se o Gel Crema Oxidante, um hidratante com PH 3,5, que ajuda a vitamina C a chegar na pele mais rapidamente. Na outra, vem o sérum de vitamina C concentrada a 32%. Para utilizar o produto, é preciso misturar o gel e o sérum, diminuindo a concentração de vitamina C para 16%.

Mas você deve estar se perguntando: por que os produtos vêm separados? Porque a vitamina C se perde rapidamente em contato com a água e com a luz. Por isso, ela vem em uma embalagem triplamente protegida contra luminosidade e com orifício de saída que não deixa ar e luz entrarem. Separado do hidratante, que contém água, o nutriente também fica protegido da oxidação. A Roc pensou em tudo, né?

Agora, vamos aos benefícios! O Antioxidante Roc C Superieur 16% Vitamina C é um excelente antioxidante, perfeito para quem está apresentando os primeiros sinais de envelhecimento da pele, e atua nas rugas e nas linhas finas. O produto também ilumina e melhora a textura cutânea.

O sérum que clareia sua pele

Uma pele jovem, bela e iluminada. Se é tudo isso que você busca, opte pela Vitamina C Concentrada Life C + Nano Sérum Clareador da Tulípia Cosméticos. Sua composição tem capacidade de evitar e reverter os danos oxidativos, corrigir desordens pigmentares e atuar como auxiliar na reparação de colágeno e elastina já existentes e na produção de novas fibras de sustentação. Ao ser aplicado na pele, este produto envolve o rosto com uma espécie de segunda pele, melhorando a textura e a luminosidade cutânea imediatamente. Assim, ele vai devolvendo a vitalidade e o brilho da cútis.

Com alta concentração de vitamina C, o Life C + Nano Sérum Clareador previne rugas, linhas finas e sinais de envelhecimento, combate manchas escuras, clareando a pele gradualmente, regenera as suas células, protege contra radicais livres, ajuda no rejuvenescimento e na hidratação e muito mais.

Como decidir pela compra? Tudo que você precisa saber está aqui

Dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia já avisaram: Incluir a vitamina C para o rosto no seu skincare é, com certeza, uma ótima escolha. Mas pode ser que você ainda tenha alguma dúvida sobre sua utilização, certo? Separamos aqui as perguntas mais frequentes e informações mais precisas sobre o assunto. Confira abaixo tudo sobre os benefícios da vitamina C e os produtos que contêm o agente para que o resultado na sua pele seja incrível.

Qual a melhor vitamina C para o rosto?

Existem basicamente dois tipos de vitaminas C para o rosto:

  • a pura, também conhecida como L-ascórbico; e 
  • a derivada. 

Para conseguir os efeitos prometidos pelo elemento, recomenda-se o uso da vitamina C pura, com contração entre 10% e 20%. Além disso, leve em consideração a formulação e a as formas de veículo da substância. Os derivados de vitamina C são mais recomendados, por exemplo, para quem quer prevenir os sinais de envelhecimento precoce e deseja deixar tudo pronto para que a pele se adapte ao uso do antioxidante.

Quando usar vitamina C para o rosto

Entre os benefícios da vitamina C no rosto, principalmente quando usada antes do filtro solar, estão:

  • inibir os danos dos radicais livres;
  • prevenir e tratar rugas finas e linhas de expressão;
  • ajudar na produção de novas fibras de colágeno e elastina;
  • clarear a pele,;
  • rejuvenescer a cútis, entre outras vantagens.

Tudo isso acontece mais rapidamente, quando a utilização do nutriente for de forma tópica, na quantidade indicada, aumentando sua absorção pela derme.

Qual a porcentagem ideal de vitamina C para o rosto?

Existem diferentes doses de vitamina C nos produtos que encontramos no mercado. Geralmente, vão entre 5% a 20% (segundo estudos, tudo que o organismo consegue absorver é 20% do ativo[1]). Recomenda-se que pessoas com peles mais sensíveis, ou que não estejam acostumadas com a substância, use concentrações menores. O ideal é usar séruns com dosagens acima de 10%.

Como usar o sérum de vitamina C no rosto?

Se você pretende usufruir de todos os benefícios da vitamina C e de tudo que ela é capaz de realizar na sua rotina de skincare, saiba que há algumas recomendações para que tudo saia como o esperado. A vitamina C pode ser usada uma vez ao dia, logo após a limpeza do rosto com água e sabonete. Depois da aplicação do serum vitamina C, passe um protetor solar (caso seja na parte da manhã).

Qual o melhor horário para usar vitamina C no rosto?

Você pode aplicar a vitamina C no rosto tanto de dia, quanto à noite. A escolha é sua.  Porém, a substância tem um efeito sinérgico com o protetor solar, que potencializa a fotoproteção da pele. Além disso, ela combate os danos causados por fatores externos, como poluição. Por isso, os benefícios da vitamina C são mais eficazes quando seu uso é feito durante o dia.

Como usar vitamina C no rosto à noite?

Como já dissemos acima, os benefícios da vitamina C aparecem para todos os tipos de pele, tanto quando sua aplicação é feita de dia, quanto a noite. O importante é passar o produto na pele limpa com água e sabonete.

Como usar ácido L-ascórbico no rosto?

O ácido L-ascórbico nada mais é do que o outro nome da vitamina C (o nome químico, que aparece geralmente nos produtos cosméticos). É possível que você encontre esta nomenclatura na composição do sérum.  Mas não se assuste, trata-se de vitamina C e pode ser usado normalmente conforme as recomendações anteriores.

Quanto tempo demora para a vitamina C fazer efeito no rosto?

Tudo depende do resultado que se quer atingir. Pesquisas científicas mostram que a partir do 3º dia de aplicação da vitamina C no rosto, seus níveis chegam ao máximo e se estabilizam. A substância penetra melhor na pele quando concentrada entre 10% e 20% em séruns com pH abaixo de 3,5[1]. O uso do filtro solar logo após sua aplicação também ajuda a conseguir um efeito mais rápido. Porém, para eliminação de manchas, por exemplo, o nutriente leva aproximadamente 2 meses para fazer efeito [2].

Como age a vitamina C na pele?

Tudo que vimos acima mostra que a vitamina C é multifunções e pode ser usada para tornar nossa pele mais saudável e rejuvenescida. Mas o que ela faz quando entra em contato com o rosto? A substância consegue neutralizar os radicais livres, responsáveis por diversos danos à cútis. Além disso, ela auxilia no aumento da síntese de colágeno e diminui sua degradação, tornando a textura da pele mais firme. Tudo que é necessário para um cútis saudável.

Tudo que deve ser levado em conta na hora de comprar

Comprar o sérum de vitamina C que mais combina com sua pele pode ser uma tarefa complicada em meio a tantos produtos e novidades existentes no mercado. Caso escolha o produto errado, ele pode não ter o efeito desejado. Por isso, é importante avaliar alguns pontos essenciais antes de adquirir o sérum ideal, como tipo de pele, idade, composição e preço. Confira tudo que você precisa analisar antes da compra:

Idade

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica a vitamina C e tudo o que ela oferece para a pele, principalmente na prevenção do envelhecimento precoce. Por isso, quanto mais cedo começar sua aplicação, melhor! Recomenda-se iniciar o uso a partir dos 25 anos, quando começam a aparecer os primeiros sinais de diminuição e alteração do colágeno e da elastina.

Tipo de pele

Uma das grandes vantagens que a vitamina C oferece é que ela pode ser usada em todos os tipos de pele. Tudo que dever ser avaliada são os ativos que trabalham junto com o nutriente e o veículo que você usará para aplicá-lo. A versão sérum, por exemplo, é a mais indicada por conseguir ser bem absorvida tanto por peles oleosas, quanto pele secas. No entanto, também é possível consumir vitamina C através de comprimido, cápsula, creme e alimentação (a laranja é uma excelente fonte de vitamina C, lembra?)

Preço

O preço dos séruns de vitamina C são bastante democráticos. É possível encontrar produtos por menos de R$100,00 e outros por mais de R$400,00. Sem contar que sempre há ofertas e promoções para facilitar o pagamento, né? Geralmente, os séruns com derivados de vitamina C saem mais em conta do que os que levam a substância pura com alta concentração. Escolher entre o mais barato ou desembolsar uma graninha a mais? Usar derivados de vitamina C ou vitamina C pura? Tudo isso depende de você!

Composição

A vitamina C sozinha já traz benefícios incríveis para a pele. Porém, combinada a outros itens, ela tem seu efeito potencializado. Por exemplo, junto com vitamina E, é recomendada para quem tem pele seca, minimizando a formação de rugas sem ressecar a pele. Já o ácido hialurônico dá aquela força para rejuvenescer a cútis. O ácido salicílico é o ideal para quem tem a pele oleosa, otimizando o tratamento. O ácido ferúlico também potencializa a ação reparadora e antioxidante da vitamina C.

Resultados esperados

O que você espera da vitamina C? Prevenção do envelhecimento precoce? Clareamento da pele? Diminuição de rugas e expressões? Imunidade? Como vimos neste artigo, cada sérum tem uma característica principal, por exemplo, proteger a pele, tendo um objetivo como foco. Verifique quais são as necessidades reais da sua pele e escolha o produto que proporciona tudo que você precisa.

Conclusão

O assunto vitamina C rende mesmo, não é? Quem diria que ela poderia ser tão eficiente no tratamento da pele facial e fazer quase tudo para termos uma cútis mais jovem e saudável? Agora que você já sabe como a vitamina C é benéfica para a saúde cutânea, escolha o sérum ideal e seja feliz! Lembrando sempre que é interessante consultar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para decidir qual o melhor tratamento com vitamina C para seu rosto e, qualquer coisa, volte a ler outros artigos no nosso site para tirar dúvidas. Sua pele agradece!

  1. Pinnell SR, Yang H, Omar M, et al. Topical L-ascorbic acid: percutaneous absorption studies. Dermatol Surg. 2001;27(2):137‐142. doi:10.1046/j.1524-4725.2001.00264.x (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11207686/)
  2. Entrevista da professora da Universidade de Yale, Mona Gohara, concedida à revista Marie Claire americana (https://www.marieclaire.com/beauty/a13136028/how-long-it-takes-skincare-products-to-work/)
Rolar para cima