Quais as diferenças entre Jato de Plasma e Eletrocautério? Saiba aqui!

A cada dia que passa, surge uma nova técnica dentro do ramo de estética e rejuvenescimento facial que promete resultados surpreendentes. Um desses procedimentos é a eletroterapia, que consiste no uso de aparelhos que usam correntes elétricas para alcançar os objetivos esperados.

Dentro da eletroterapia, as tecnologias que se destacam são o Jato de Plasma e o Eletrocautério. Elas podem ser usadas para resolver problemas como rugas, manchas, estrias, cicatrizes, entre outros, e por isso, vem chamando a atenção.

Apesar de serem técnicas parecidas, existem diferenças entre elas que são importantes na hora de escolher qual delas aplicar. Se você está curiosa para saber quais são elas, leia este artigo até o final! Preparada? Vamos lá!

Primeiramente, vamos entender um pouquinho mais sobre casa tecnologia.

O que é Jato de Plasma?

Antes de explicar o que é Jato de Plasma, é essencial saber o que é plasma. Trata-se de um estado da matéria, que tem energia atômica. Ou seja, o átomo tem seu centro carregado por cargas positivas e neutras e, ao redor, circulam as cargas negativas (elétrons). Quando uma energia é colocada neste sistema, os elétrons saem de sua órbita e gera o plasma.

Ok! E onde entra o tratamento estético nessa história? Ao longo do tempo e após muitos estudos sobre plasma, foram criadas máquinas que geram o jato de plasma, usado, dentro do ramo de estética, para tratar de problemas de pele, através de diferentes energias do plasma.

O procedimento é feito com uma caneta dermatológica que emite plasma através de uma radiação luminosa. Essa radiação provoca uma lesão na pele, resultando em rejuvenescimento celular e no estímulo da produção de colágeno.

Como o Jato de Plasma pode ser usado na pele?

Listei abaixo as principais aplicações do Jato de Plasma. Confira!

  • Tratamento de acne;
  • Tratamento de rugas e flacidez facial;
  • Estrias;
  • Melanose solar;
  • Remoção de xantelasma, nevos, milio e seringomas;
  • Blefaroplastia não cirúrgica;
  • Tratamento de pálpebra caída e flácida.

O que é Eletrocautério?

Eletrocautério é um equipamento com corrente alternada de baixa intensidade, que produz uma lesão mediada e controlada na superfície da pele. Ele dispara energia elétrica em um campo magnético seco, sem a necessidade de um condutor.

Essa tecnologia pode ser usada para remoção de micropigmentação e em pigmentação em casos de leucodermias (manchas brancas causadas por exposição solar).

Quais as diferenças entre as técnicas?

A principal diferença entre as duas tecnologias é que o Eletrocautério oferece mais riscos, pois a corrente elétrica produzida por ele é disparada diretamente na pele, causando queimaduras com processo inflamatório, abrasão e destruição cutânea. Já o Jato de Plasma promove uma destruição cutânea superficial, com menores efeitos adversos.

Outras diferenças são a necessidade de um condutor de energia para o gerador de plasma, além da produção de corrente contínua, com alta tensão e alta intensidade. Já o Eletrocautério não precisa de um condutor e produz corrente alternada de baixa tensão e alta intensidade.

Conclusão

A eletroterapia está sendo cada vez mais usada para obter o rejuvenescimento facial e, sem dúvida, as duas técnicas apresentadas aqui são as mais populares. Mas não se engane! Apesar de muito parecidos, o Eletrocautério e o Jato de Plasma têm suas diferenças, principalmente em relação às lesões na pele. Alguns “profissionais” vendem Eletrocautério como Jato de Plasma e isso é totalmente incorreto.

O Jato de Plasma é bem menos prejudicial, causando lesões superficiais. Por isso, pense bem antes de escolher um dos procedimentos para tratar a sua pele e opte por um especialista para realizá-lo.

Espero ter tirado suas dúvidas e nos vemos nos próximos artigos. Até!

Rolar para cima