Conheça os benefícios da babosa para a pele e para os cabelos

Toda mulher gosta de estar com o rosto e os cabelos bonitos, saudáveis e cheios de vida. Os elogios triplicam e a auto-estima vai lá em cima. Mas você deve saber que não é fácil alcançar estes resultados sem alguns cuidados especiais, não é mesmo? Hoje, vou ensinar como conseguir uma pele saudável e fios brilhantes e sedosos com a ajuda da natureza. Este artigo contará para você como fazer um tratamento estético poderoso, utilizando uma plantinha muito conhecida: a babosa!

O que é babosa?

Na verdade, seu nome científico é Aloe Vera, mas devido ao seu aspecto um tanto quanto gosmento, a plantinha ganhou o nome carinhoso de babosa. Ela também é conhecida como caraguatá, erva babosa, babosa de botica e babosa de jardim. Com ação medicinal, a babosa é um ótimo anti-inflamatório e tem alta capacidade de cicatrização de feridas, além de eliminar radicais livres da pele, melhorando sua aparência. A planta pode ser usada em diferentes tipos de tratamentos de beleza, graças ao seu alto poder de regeneração e hidratação.

A Aloe Vera veio do norte da África, extraída de cactos verdes. Atualmente, ela é encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados de todo o Brasil e pode ser facilmente cultivada em casa. Já pensou ter um pé de babosa só para você? Nunca mais haverá necessidade de comprar cremes caros.  Como pode ver, a babosa é poderosa e se tornou uma ótima alternativa para quem gosta de tratar da pele e do cabelo com produtos naturais.

Nutrientes contidos na babosa

Essa plantinha milagrosa é objeto de estudos há anos e muito já foi descoberto sobre ela. Os centros de pesquisas e universidades de vários países identificaram no gel da babosa alguns componentes importantes, como cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco, além de vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C. Também foi possível encontrar mono e polissacarídeos, entre eles o Acemanana, um imunoestimulante.

Pode-se afirmar que é nas folhas da Aloe Vera que está a fonte dos metabílitos ativos. A baba da planta contém resina de aloe, ditranol, crisarobina, alantoína, salicilatos e flavonóides. Todas essas substâncias possuem propriedades terapêuticas. Ou seja, a fama da babosa não veio de graça, ela é formada por componentes muito potentes e, por isso, é tão eficiente no tratamento da pele e dos cabelos. E agora que você já sabe disso, vamos conhecer mais a fundo os benefícios da plantinha.

Benefícios da babosa para o rosto

Se você estava buscando por um produto natural para revitalizar sua pele, pode comemorar! A babosa traz inúmeros benefícios para o seu rosto, tornando-o mais rejuvenescido e saudável. Vamos conferir?

  • Ótima para remover a maquiagem: Mesmo não contendo agentes químicos, a babosa tem o poder de remover a maquiagem e aliviar possíveis irritações causadas pelos produtos utilizados na make up. Além disso, ela hidrata a pele;
  • Capaz de eliminar rugas: Graças às suas propriedades especiais, a Aloe Vera consegue estimular a produção de colágeno pela pele, trazendo de volta sua elasticidade. Seu uso regular contribui para a diminuição de rugas e eliminação de algumas marcas de expressão;
  • Ajuda na limpeza da pele: Se fosse feita em laboratório, a babosa não seria tão perfeita. A planta pode ser utilizada como base para um esfoliante, pois hidrata a pele e fornece oxigênio para manter as células faciais fortalecidas;
  • Conta com ação regeneradora: A babosa tem capacidade de eliminar células antigas e formar células novas, facilitando a cicatrização de feridas e queimaduras.

Benefícios da babosa para o cabelo

Seu cabelo também ganhará um excelente aliado se for tratado com babosa. A planta torna os fios mais leves, brilhantes e sedosos. Dá só uma olhada no que ele faz para seus cabelos:

  • Acaba com a queda: Como falamos acima, a babosa auxilia na produção de colágeno. Graças a isso, o couro cabeludo fica mais forte e consegue fixar melhor os fios, contribuindo para a diminuição da queda de cabelo. Os minerais e a água presentes na planta também proporcionam o fortalecimento capilar;
  • Elimina as caspas: Entre as propriedades da Aloé Vera, estão as enzimas que removem células mortas do couro cabeludo, causadoras das caspas;
  • Estimula o crescimento dos cabelos: A babosa é uma excelente fonte de hidratação e de minerais para os cabelos, contribuindo para seu crescimento rápido.

Babosa é boa contra herpes?

Apesar de não ter cura, alguns medicamentos aliviam os sintomas da herpes, doença causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2. Alguns estudos mostraram que o gel da babosa é antiviral e atua contra os efeitos da herpes simples e varicela zoster. Porém recomenda-se sempre a autorização do seu médico para a utilização de qualquer medicamento.

Outros benefícios da babosa

Impressionada com o poder da babosa? Calma, que tem mais! A planta não é apenas um produto estético, que contribui para nos deixar mais bonitas. Ela também é utilizada em tratamentos de anemia, artrite, dor de cabeça, dor muscular, queimaduras, gripe, insônia, inflamações, prisão de ventre e problemas digestivos. Impressionante, né?

Como usar a babosa?

Utilizando o gel do interior da folha da babosa, é possível preparar diversas receitas caseiras para tratar tanto da pele, quanto dos cabelos. São procedimentos simples, rápidos e muito eficientes, perfeitos para as mulheres que adoram produzir seus próprios cremes de beleza. A Aloé Vera é encontrada, ainda, entre os ingredientes de cremes, loções, pomadas, sabonetes, shampoos, entre outros produtos estéticos.

Contraindicações

A babosa não deve ser utilizada por crianças, grávidas e mulheres em períodos de amamentação. Pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorróidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, disenterias e nefrite também devem ficar longe da plantinha. É sempre bom lembrar que antes da utilização de qualquer produto para propósitos medicinais, recomenda-se uma consulta ao médico para que seja autorizado o uso.

Outro cuidado importante com a babosa diz respeito ao seu tipo. Quando for comprá-la, certifique-se que ela é do tipo Barbadensis miller, versão purificada da planta e mais indicada para o uso humano. A versão não purificada pode causar diarreia, cólicas, adenoma no cólon (tumor benigno) e câncer no cólon.

Bem, por hoje é só! Espero ter dado uma ótima indicação de tratamento de beleza para você.

Scroll to Top